Estudos e Projetos

Placeholder Picture

Estudos de Viabilidade Económica 

Analisado friamente um bom investimento é a combinação de uma oportunidade, uma solução técnica viável, um retorno económico interessante e condições financeiras sustentáveis.

Se alguns investimentos de risco são essencialmente baseados na intuição e experiência do investidor, na maioria dos casos a avaliação do interesse de um projeto de investimento requer um estudo de viabilidade, que avalie as competências técnicas, a capacidade de gestão, o risco e retorno económico e a sustentabilidade financeira do projeto.

Pressupostos e projeções 

A primeira avaliação de um projeto de investimento começa pela avaliação da razoabilidade dos pressupostos apresentados.

Pressupostos exageradamente otimistas ou baseados em hipóteses pouco razoáveis destroem a credibilidade das projeções e tornam inúteis as projeções financeiras e indicadores económicos e financeiros.

Pontos-Chave 

Avaliação do negócio

Enquadramento de mercado e identificação da oportunidade.
Validação da solução técnica.
Avaliação de pontos fortes e pontos fracos.

Capacidade de Gestão

Missão e estratégia, competências e organização. Planeamento de recursos e capacidade de organização; objetivos, planeamento e controlo.

Retorno, risco e sustentabilidade

Pressupostos de exploração, estimativa de custos. Sistematização do investimento e cálculo de necessidade de financiamento.
Análise de risco e sustentabilidade financeira.

Método

Com base na experiência coletiva da Inferência, desenvolvemos um método que orienta o trabalho e em simultâneo incentiva  procura e dá relevo aos elementos diferenciadores do projeto. 

Levantamento de requisitos - o trabalho começa com a identificação do enquadramento do projeto e dos requisitos específicos do cliente.

Pesquisa de soluções e equipamentos -  baseados na experiência dos nossos consultores e dos nossos parceiros e na análise dos possíveis concorrentes, identificamos as melhores práticas e soluções tecnológicas para de modo independente podermos formar uma opinião sobre o projeto.

Modelização financeira - a modelização financeira é o elemento chave do trabalho; através da criação de modelos financeiros criamos cenários que nos permitem simular a atividade do negócio e criar cenários alternativos; os modelos permitem registar quantidades e preços, pessoal e salários, projectar receitas e custos, dimensionar investimentos e necessidades de financiamento.

Financiamento - confirmado o modelo de negócio é necessário garantir que os meios financeiros existem; é preciso calcular as necessidades de financiamento tanto em capitais próprios como em financiamento externo, encontrar as melhores fontes de financiamento e apresentação e defender do projecto junto de investidores, entidades financeiras ou sistemas de incentivos.

Informações

Para mais informações ou pedido de proposta preencha o formulário abaixo fazendo uma breve descrição do seu projeto e da intenção do contacto ou contacte-nos através de um dos meios indicados.

Escritórios e Contactos

Inferência - Consultores de Gestão
Consultoria de Gestão, Estudos Económicos, Avaliação, Estruturação e Financiamento de Projetos de Investimento, Candidaturas a Sistemas de Incentivos.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@inferencia.pt
facebook: facebook/inferencia