Financiamento de projetos

Placeholder Picture

Fontes de financiamento

Os meios de financiamento de projetos são atualmente muito variados e em alguns casos envolvem alguma complexidade.

Quer se trate de uma entidade pública ou de uma entidade privada, é evidente a necessidade de analisar e tratar de forma diferente projetos de natureza diferente, uma vez que os recursos financeiros são escassos e a análise de risco de perda do financiamento e a quantificação do benefício com o sucesso do projeto podem assumir formas muito diferentes quando os projetos são comparados entre si.

Sistemas de Incentivos

A procura de financiamento através de sistemas de incentivos (Portugal 2020, PDR2020,...) é sempre uma alternativa interessante a considerar, dado normalmente estarem associados a componente de financiamento não reembolsáveis (a fundo perdido).

Mas dado que os sistemas de incentivos estão compartimentados e têm critérios rigorosos de seleção é importante avaliar qual o sistema de incentivos a que é possível concorrer e confirmar que as condições dos incentivos se ajustam aos prazos e características específicas do projeto, já que atualmente existem várias alternativas de financiamento.

Pontos-Chave 

Investigação

O financiamento dos projetos de investigação é feito normalmente dando prioridade a áreas estratégicas. São normalmente financiamentos não reembolsáveis.

Inovação e expansão de atividade

Investimentos na criação ou na expansão da capacidade produtiva de empresas que produzem bens ou serviços; leva em conta a capacidade competitiva do negócio.

Qualificação e internacionalização

Despesas com cerificação de qualidade ou melhoria de processos; despesas com atividades comerciais e de marketing em novos mercados.

Escolha de alternativas

A fonte de financiamento deve ser procurada em função do tipo de projeto; por exemplo projetos de investigação e projetos de expansão de uma fábrica são naturalmente diferentes tanto porque se destinam a apoiar despesas de natureza muito diferentes como também o nível de risco de insucesso e a previsibilidade de receitas também o são.

Existem atualmente diversas formas de financiamento, que passam por sistemas de incentivos, linhas de crédito bonificads mas também soluções menos tradicionais como sejam financiamento por capital de risco ou crowdfunding, mas dada a forte concorrência o acesso a a financiamento continua a ser difícil porque a procura é muito superior aos recursos disponíveis - pelo que escolha da melhor alternativa e a forma de apresentação do projeto são fundamentais para o sucesso na obtenção de financiamento para o projeto.

Informações

Para mais informações ou pedido de proposta preencha o formulário abaixo fazendo uma breve descrição do seu projeto e da intenção do contacto ou contacte-nos através de um dos meios indicados.

Escritórios e Contactos

Inferência - Consultores de Gestão
Consultoria de Gestão, Estudos Económicos, Avaliação, Estruturação e Financiamento de Projetos de Investimento, Candidaturas a Sistemas de Incentivos.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Aveiro Centrum, Loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@inferencia.pt
facebook: facebook/inferencia