Inferencia - Facebook Home
Inferencia - Linkedin

PAECPE/INVEST+ Apoio à Criação do Próprio Emprego (IEFP)

O PAECPE (Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego) é um programa destinado a pessoas em situação de desemprego ou de primeiro emprego que pretendam criar o seu proprio emprego através da criação de uma nova empresa, por compra de quota numa empresa existente ou dar inicio de atividade como Empresários em Nome Individual.

O PAECPE dispõe de dois tipos de apoio financeiros ao novo empresário:

financiamento a fundo perdido através do recebimento antecipado das prestações de desemprego a que o promotor teria direito

acesso a uma linha de crédito bancário até 100.000 euros, com juro bonificado e sem apresentação de garantias reais (Invest+).

O pedido de apoio terá sempre de anteceder a criação da empresa ou o início da atividade e deve ser acompanhado por um plano de negócio no qual se apresenta pormenorizadamente a intenção e os pressupostos do negócio bem como um estudo económico que comprove a viabilidade económica e financeira do projeto.

Para além da razoabilidade do projeto e dos limites de investimento e da coerência da estratégia apresentada, a aprovação do projeto levará em conta a experiência e maturidade do Promotor bem como a capacidade que revele para gerir um negócio próprio.

Se o Promotor limitar o pedido de apoio à antecipação das prestações de desemprego todo o processo é gerido pelo Centro de Emprego e o tempo médio para aprovação ronda os 2 meses.

Se o pedido de financiamento incluir também o acesso à linha de crédito (Invest+) o processo será iniciado junto de um Banco aderente ao Programa e o tempo de aprovação será um pouco maior.

O programa tem por base a Portaria nº 985/2009 alterada pela Portaria nº58/2011.


O que fazemos e como fazemos


Informações

Para mais informações ou pedir uma proposta dos nossos serviços para candidatar o seu projeto ao PAECPE/Invest+ contacte-nos através do nosso formulário (a que pode aceder através deste link) ou por um dos meios indicados na página de Contactos.

Projetos de Emprego - Invest+