Estudos de Viabilidade - Planeamento Financeiro de Investimentos

Placeholder Picture

Negócios, pressupostos e projeções 

Os novos modelos de negócio são mais complexos: fontes de receita complementares, investimentos e promoção de atividades não lucrativas são elementos de uma nova realidade económica.

Mas todos os negócios requerem objetivos e pressupostos, que mais ou menos ambiciosos devem ser claros, coerentes e mensuráveis.
Pressupostos excessivos ou hipóteses irrealistas destroem a credibilidade dos projetos e tornam inúteis projeções financeiras e análises económicas.

Estudos de Viabilidade Económica 

Analisado friamente um bom investimento é a combinação de uma oportunidade, uma solução técnica viável, um retorno económico interessante e condições financeiras sustentáveis.

Se alguns investimentos de risco são essencialmente baseados na intuição e experiência do investidor, na maioria dos casos a avaliação do interesse de um projeto requer um estudo que avalie as competências técnicas, a capacidade de gestão, o risco e retorno económico e a sustentabilidade financeira do projeto.

Pontos-Chave 

Avaliação de negócio

Avaliação do negócio

Enquadramento de mercado e identificação da oportunidade.
Validação da solução técnica.
Avaliação de pontos fortes e pontos fracos.

Capacidade de gestão

Capacidade de Gestão

Missão e estratégia, competências e organização. Planeamento de recursos e capacidade de organização; objetivos, planeamento e controlo.

Retorno e risco

Retorno, risco e sustentabilidade

Pressupostos de exploração, estimativa de custos. Investimento e necessidades de financiamento. Análise de risco e sustentabilidade financeira.

Modelo de negócio

Com base na nossa experiência, desenvolvemos um método que orienta o trabalho, mas incentiva a procura de elementos diferenciadores do projeto. 

Começamos por perceber o enquadramento do projeto e os requisitos específicos do cliente; analisamos a oferta dos concorrentes e de negócios semelhantes que sigam boas práticas.

Propomos o modelo de negócio mais adequado que aproveite os pontos fortes do projeto e esboçamos a estratégia e um plano de negócio.

Modelo financeiro

Uma vez definido o modelo de negócio é chegado o momento de criar um modelo financeiro que permita simular a atividade, projectar receitas e custos, dimensionar investimentos e necessidades de financiamento.

Através de simulações identificamos objetivos que tornam o negócio interessante e sustentável dentro de critérios económicos requeridos por entidades financiadoras,

Calculamos as necessidades financeiras do projeto para assegurar que o projeto sobrevive até se atingir o equilíbrio financeiro.

Moradas e Contactos 

Inferência - Consultores de Gestão

Desenvolvimento de novos negócios, Planos de Negócio, Estruturação e Financiamento de Projetos de Investimento, Estudos de Viabilidade Económica e Financeira, Candidaturas a incentivos, Consultoria de Gestão, Sistemas de Orçamentação e Controlo de gestão. 

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, Piso 1, Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, Piso 2, Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356 / 21 362 0022
e-mail: info@inferencia.pt
facebook: facebook/inferencia