Financiamento de Projetos

Sistemas de incentivos

A procura de financiamento através de sistemas de incentivos (Vouchers, Portugal 2020 I&D, Portugal 2030 Inovação Produtiva, EIC Accelerator,...) é sempre uma alternativa interessante a considerar, dado normalmente estarem associados a componente de financiamento não reembolsáveis (a fundo perdido).

Mas dado que os sistemas de incentivos estão compartimentados e têm critérios rigorosos de seleção é importante avaliar qual o sistema de incentivos a que é possível concorrer e confirmar que as condições dos incentivos se ajustam aos prazos e características específicas do projeto, já que atualmente existem várias alternativas de financiamento.

Outras formas de financiamento

Atualmente existem vários meios de financiamento de projetos mais ou menos "tradicionais".

Que podem passar por "crowdfunding" ou por "incentivos ao empreendedorismo" (para projetos que necessitam de valores  de financiamento pouco avultados), pelas tradicionais linhas de crédito (bonificadas ou não), pelo recurso a sistemas de incentivo ou por (complexos) mecanismos de financiamento por capital de risco.

A natureza da atividade, o estádio de maturidade e a dimensão do projeto são elementos-chave para escolher a forma de financiamento mais adequada. 

Investigação, Inovação e Internacionalização

Investigação & Desenvolvimento

Financiamento através de sistemas de incentivos à I&D ou por Capital de Risco.

A visão, o potencial do negócio, a qualidade e competência da equipa, o faseamento, o modelo de negócio são os elementos-chave para conseguir financiamento.

Criação e Expansão da Atividade

Financiamento através de Linhas de Financiamento. de Incentivos ao Empreendedorismo ou à Inovação ou de Capital de Risco.

Os sistemas de incentivos apoiam preferencialmente a aquisição de ativos.

Internacionalização

Financiamento de atividades comerciais e de marketing para abertura de novos mercados ou lançamento de novos produtos em mercados onde a empresa já tem presença.

Alternativas de financiamento:
enquadramento do projeto

Nem todos os tipos de financiamento são adequados a todos os tipos de projeto.

O desenvolvimento de uma nova aplicação infomática com um grande grau de incerteza no sucesso do projeto mas um grande potencial de receita seja um candidato natural a financiamento através de capital de risco.

Enquanto a instalação de novos equipamentos para aumento da capacidade de produção de uma fábrica, que apresenta um grau de incerteza muito menor quanto ao risco de comercialização mas tem um potencial de receita limitado à capacidade dos equipamentos, seja mais facilmente financiado através de incentivos à inovação.

Se estiver a planear criar uma empresa ou expandir a atividade da sua atual empresa e procura financiamento, contacte-nos através de uma das formas indicadas abaixo, preferencialmente através do formulário que pode encontrar um pouco mais abaixo nesta página.

Faça uma breve descrição do projeto e dê-nos informações que nos ajudem a perceber a dimensão do projeto, para que possamos encaminhar o seu contacto para os colaboradores adequados.

Rapidamente daremos resposta ao seu contacto.

Moradas e Contactos

Inferência
Projetos de Investimento

Desenvolvimento de novos negócios.
Estudo prévio; modelo e planos de negócio.
Estratégias de marketing.
Estudo de viabilidade económica e financeira.
Estruturação de Investimentos, plano de financiamento
Candidaturas a incentivos ao investimento.
Acompanhamento e controlo de investimento.
Consultoria de Gestão.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39 - 1º Sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, 2º Sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia nº4, Loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356 / 21 362 0022
e-mail: info@inferencia.pt

Inferência
Especialistas em Financiamento de Projetos de Investimento (Indústria, Comércio e Serviços)

Lisboa - Porto - Aveiro